Estou lendo o livro "Da Inutilidade das discussões - Uma Análise Psicológica da Polarização no Mundo Atual."
Esse livro fala muito do cenário atual que enfrentamos não só no Brasil, como no mundo, destacando os seguintes pontos:
- Como a polarização separa as pessoas em: " quem concorda ou discorda de mim".
- Como componente emocional é o maior responsável pelos argumentos ninguém muda de opinião, seja por apego emocional, seja "pra não dar o braço a torcer"
- Fala sobre o cinismo de todos os lados no desprezo pelos fatos e a criação de "fatos alternativos"
- Questiona a utilidade de discussões iniciadas pelas partes quando elas não concordam nem sobre os fatos que estão discutindo, por outra via: Se não se concorda sobre os fatos, como se poderia chegar em um consenso em qualquer discussão?
- Afirma que discussões só tem chance de chegar em algum lugar se as preferências das pessoas envolvidas forem deixadas de lado, discutindo a partir da frieza da razão.
- Aborda a "Dissonância Cognitiva" e como ela e responsável por nos adequarmos os fatos a forma que queremos ver para evitar conflitos e desconfortos internos.
Esse livro, apesar de ser um pouco repetitivo ao longo da leitura, é muito rico nos questionamentos que busca levantar e nas informações que trás, com um pouco de paciência, é possível extrair dele muita coisa aplicável para se ter uma vida mais tranquila em tempo de tanta turbulência social.