Exame: O fim das redes sociais
As redes socias estão cada vez menos sociais, como diz esse artigo da exame.
Se já estávamos fechados em nós mesmos e a nossa visão de mundo, tendendo a nós conectar apenas com pessoas que tenham pensamentos semelhantes, nos fechando em "bolhas virtuais", comportamento esse que se agravou com a pandemia, em que muitas pessoas se afastaram de vez do convívio social por N motivos, agora, com essa mudança nas redes, a tendência é ficar pior.
Se conectar-se com amigos e parentes de maneira virtual era uma válvula de escape promovida por essas redes, agora a tendência é nos afastarmos cada vez mais de quem nós conhecemos para ironicamente nos aproximar de quem esteja muito longe, qual seja a distância.
Temos nos tornado mais intolerantes a medida que as "bolhas" reforçam cada vez mais nosso ponto de vista dando a impressão de ser o único correto e possível.
Estou com duas revistas(digitais) para ler sobre como tem aumentado o sentimento de solidão das pessoas.
Talvez até soe estranho, justo eu tão entusiasta da tecnologia e da modernidade falar essas coisas, mas é preciso pensar filosoficamente a respeito do limite em que a tecnologia nos leva e quais são as consequências psíquicas e emocionais envolvidas.
A medida que se trabalha em casa, compra comida de casa(ou qualquer outra coisa), faz-se consultas medicas em casa, estuda-se em casa, pagam-se as contas em casa e qualquer outra coisa não citada, para quê sair de casa?
Precisamos estar atentos em como as mudanças tecnológicas tem nos afetado e como ainda nos afetarão.