Uma coisa que eu faço muito é refletir com textos, existe uma enormidade de obras que nos levam a reflexão e elevação moral, uma delas é "Sinal Verde", espirito André Luiz, com psicografia de Chico Xavier.
Retirei do livro o trecho completo do capítulo 3:
"Observe como vai indo a sua voz, porque a voz é dos instrumentos mais importantes na vida de cada um. A voz de cada pessoa está carregada pelo magnetismo dos seus próprios sentimentos. Fale em tonalidade não tão alta que assuste e nem tão baixa que crie dificuldade a quem ouça. Sempre aconselhável repetir com paciência o que já foi dito para o interlocutor, quando necessário, sem alterar o tom de voz, entendendo-se que nem todas as pessoas trazem audição impecável."
A voz de cada pessoa está carregada pelo magnetismo dos seus próprios sentimentos.
É mais comum para nós não percebermos o estado de ânimo permeando tudo o que fazemos, não só ações, como gestos e falas.
Estamos estressados com algo que nos aconteceu, e respondemos asperamente, muitas vezes de maneira não intencional, isso nos escancara a precariedade da nossa percepção de nós mesmos, a mente está vagueando, lutando contra um inimigo imaginário, procurando soluções para problemas relativamente distantes e até irreais, e deixamos o agora, o agora é essencial, lembre-se que "Basta cada dia o seu mal"
"A quem não disponha de facilidades para ouvir, nunca dizer frases como estas:
— “Você está surdo?”
— “Você quer que eu grite?”
— “Quantas vezes quer você que eu fale?” ou,
— “já cansei de repetir isso”.
A voz descontrolada pela cólera, no fundo, é uma agressão e a agressão jamais convence."
Tal nosso estado de evolução nesse planeta, é altamente provável que ao sermos agredidos nosso primeiro impulso seja revidar, uma pedra que vêm nos parece pedir a justiça de uma pedra que vai.
Auto conhecimento é extremamente necessário para dominar nossos impulsos e para dominarmos os impulsos alheios, o não revide, a palavra mansa, ou até mesmo o silêncio, pois, quem se exaspera acredita que receberá o mesmo em troca, quando não o fazemos, quebramos o ciclo do que poderia ser um interminável desentendimento.
"Converse com serenidade e respeito, colocando-se no lugar da pessoa que ouve, e educará suas manifestações verbais com mais segurança e proveito. Em qualquer telefonema, recorde que no outro lado do fio está alguém que precisa de sua calma, a fim de manter a própria tranquilidade."
O nosso estado de espírito tem grande probabilidade de contagiar o outro, se exaspere, outro se exaspera, busque tranquilidade, não violência, paciência e, a harmonia é quem contagiará.
> _CEC. Sinal verde - CEC (p. 11). FEB + CEC. Edição do Kindle._
Com meus comentários.